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  • Dr. Alexandre do Amaral

DORMIR BEM, UMA QUESTÃO DE HÁBITO. DICAS PARA UM BOM SONO



Uma noite mal dormida pode trazer consequências muito negativas para o dia a dia. Cansaço, irritabilidade e baixa produtividade podem ser resultado de um sono desequilibrado.


Dr. Alexandre do Amaral, neurologista especialista em saúde do sono, dá dicas importantes e lista hábitos saudáveis para um bom sono.


Veja a lista abaixo:


  • Crie rituais para antes de dormir: escovar os dentes, colocar o pijama, preparar a cama são coisas que se faz sem pensar e já colocam você em "piloto automático" para o sono.

  • Mantenha horários constantes para se deitar e levantar, mesmo nos finais de semana: use a cama para dormir, evitando cochilos durante o dia.

  • Ir para a cama deve representar um prazer e não um sofrimento. Não associe seu quarto com a angústia de noites mal dormidas.

  • Tome um banho para relaxar, de no máximo 20 minutos, duas horas antes de dormir.

  • Faça refeições leves à noite, evite café, chá, chocolate, refrigerantes e medicamentos com cafeína, pois estes são estimulantes. O alimento não digerido provoca distensão do abdome, dificulta a respiração, causa roncos, apneias e palpitações no coração.

  • Não durma com fome. Dietas com poucas calorias reduzem o sono e a fome causa perturbações, principalmente na segunda metade da noite.

  • Evite álcool e nicotina no mínimo 06 horas antes de se deitar.

  • Faça exercícios físicos até 04 a 06 horas antes de se deitar.

  • Evite refeições durante a madrugada. Comer ou beber no meio da noite é um distúrbio do sono.

  • Não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure uma atividade relaxante fora da cama e só volte a deitar quando sentir sono novamente.

  • Procure dormir no máximo 07 horas por noite.

  • Não leve problemas para resolver na cama! Trabalhar no quarto até a hora de dormir é um mau hábito. Em média 04 horas antes de se deitar, escreva suas preocupações em uma agenda ou no próprio telefone celular e resolva suas tensões para não levá-las pra cama.

  • Retire de seu quarto objetos que lembrem desordem, trabalho, agitação ou problemas.

  • Evite ler, assistir TV, ficar no computador, telefone celular dentro do quarto, pois são atividades estimulantes que prejudicam o sono.

  • Se você mora em um apartamento conjugado, use biombos ou similares para separar sua cama de sua vida diurna.

  • Durma em um ambiente bem escuro e com boa temperatura. A luz perturba o relógio biológico de seu corpo, portanto invista em cortinas tipo blackout ou alguma outra que garanta a escuridão no quarto. Se a luz for inevitável, utilize máscaras de tecido especialmente para o sono.

  • Ao se levantar e ao fim da tarde, procure se expor à luz solar.

  • Mantenha os pés bem aquecidos.

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