- Dr. Alexandre do Amaral
DORMIR BEM, UMA QUESTÃO DE HÁBITO. DICAS PARA UM BOM SONO

Uma noite mal dormida pode trazer consequências muito negativas para o dia a dia. Cansaço, irritabilidade e baixa produtividade podem ser resultado de um sono desequilibrado.
Dr. Alexandre do Amaral, neurologista especialista em saúde do sono, dá dicas importantes e lista hábitos saudáveis para um bom sono.
Veja a lista abaixo:
Crie rituais para antes de dormir: escovar os dentes, colocar o pijama, preparar a cama são coisas que se faz sem pensar e já colocam você em "piloto automático" para o sono.
Mantenha horários constantes para se deitar e levantar, mesmo nos finais de semana: use a cama para dormir, evitando cochilos durante o dia.
Ir para a cama deve representar um prazer e não um sofrimento. Não associe seu quarto com a angústia de noites mal dormidas.
Tome um banho para relaxar, de no máximo 20 minutos, duas horas antes de dormir.
Faça refeições leves à noite, evite café, chá, chocolate, refrigerantes e medicamentos com cafeína, pois estes são estimulantes. O alimento não digerido provoca distensão do abdome, dificulta a respiração, causa roncos, apneias e palpitações no coração.
Não durma com fome. Dietas com poucas calorias reduzem o sono e a fome causa perturbações, principalmente na segunda metade da noite.
Evite álcool e nicotina no mínimo 06 horas antes de se deitar.
Faça exercícios físicos até 04 a 06 horas antes de se deitar.
Evite refeições durante a madrugada. Comer ou beber no meio da noite é um distúrbio do sono.
Não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure uma atividade relaxante fora da cama e só volte a deitar quando sentir sono novamente.
Procure dormir no máximo 07 horas por noite.
Não leve problemas para resolver na cama! Trabalhar no quarto até a hora de dormir é um mau hábito. Em média 04 horas antes de se deitar, escreva suas preocupações em uma agenda ou no próprio telefone celular e resolva suas tensões para não levá-las pra cama.
Retire de seu quarto objetos que lembrem desordem, trabalho, agitação ou problemas.
Evite ler, assistir TV, ficar no computador, telefone celular dentro do quarto, pois são atividades estimulantes que prejudicam o sono.
Se você mora em um apartamento conjugado, use biombos ou similares para separar sua cama de sua vida diurna.
Durma em um ambiente bem escuro e com boa temperatura. A luz perturba o relógio biológico de seu corpo, portanto invista em cortinas tipo blackout ou alguma outra que garanta a escuridão no quarto. Se a luz for inevitável, utilize máscaras de tecido especialmente para o sono.
Ao se levantar e ao fim da tarde, procure se expor à luz solar.
Mantenha os pés bem aquecidos.