- Dr. Alexandre do Amaral
NEUROLOGISTA DÁ DICAS PARA UMA BOA MEMÓRIA

Com o excesso de informações dos dias atuais ter uma boa e saudável memória é o desejo não apenas dos mais velhos. Pessoas de todas as idades vem buscado soluções para melhorar e treinar a memória, aumentar a produtividade e a qualidade de vida.
Contando com mais de 30 anos de experiência e especialização na Holanda, o neurologista Dr. Alexandre do Amaral dá dicas importantes para treinar, estimular e cuidar da memória. Veja a lista abaixo:
Fazer leituras diversas e seletivas, como jornais, revistas, livros. Isso vai estimular e ativar mais o cérebro.
Fazer palavras cruzadas. Tente iniciar pelo nível fácil, pois se iniciar pelo difícil, são maiores a chance de desistir.
Jogos diversos, como: cartas, damas, dominó, xadrez, bingo, etc. Isto mantém o cérebro pensante, ou seja, mais ativo.
Participar de reuniões, grupos e atividades comunitárias. Além de estimular o cérebro são importantes para arejar a mente e gerar descontração.
Fazer atividades físicas como caminhadas, ginásticas e hidroginásticas. Isso vai estimular a produção de endorfina, o hormônio interno da felicidade, que atua como analgésico interno e consequentemente melhorar sua atividade cerebral.
Contar números em ordem decrescente (de trás para frente).
Tente utilizar partes do corpo menos usuais, como escovar, pentear e alimentar usando a mão não dominante, isso é uma verdadeira fisioterapia para o cérebro.
Em um pequeno bloco ou em papéis ANOTAR TUDO o que for para logo depois, para não esquecer, além de evitar armazenar na mente informações não relevantes.
Se for estudar, estude escrevendo ou escreva estudando, assim há maior fixação do conteúdo na mente.
Tente ao máximo tirar da mente os pensamentos ruins e negativos, além de serem altamente prejudiciais ocupam o lugar de novas informações.